sábado, 9 de outubro de 2010

Conceitos de Currículo e o Processo de Interação de Tecnologias ao Currículo

Unidade- IV Atividade- 3

Nome: Lusineth Alves de Almeida


Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares.

Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O computador como mediador da aprendizagem é importante para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem possibilita ao aluno certa autonomia que deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino.

A interação currículo/tecnologia é fundamental para uma aprendizagem do aluno, por que a tecnologia não é só computador e internet, é quase todo recurso que o professor utiliza em seu planejamento, e também a educação atual não permite mais que o professor utilize em suas aulas apenas o quadro, o giz e o livro didático. Os projetos utilizados durante esse módulo são prova real da interação currículo/tecnologia. Foram projetos interdisciplinares, sendo o 1º aproveitando a própria curiosidade do aluno para fonte de pesquisa, que foi o (P. A), e o segundo utilizando um programa chamado Hagaquê, onde o aluno constrói historinhas em quadrinhos no próprio computador, sendo que todos os dois projetos passam primeiro pela sala de aula: o P. A. é realizados em todas as disciplinas, o Hagaquê nas disciplinas de língua portuguesa e artes, sempre finalizando no laboratório de informática.

Produção de Historinhas em Quadrinhos com o programa Hagaquê .

Ativ_2B_Socializando Experiência com Projeto

Turma 6º Ano

Responsável:

Lusineth Alves de Almeida

Professores de Língua Portuguesa e Artes

IDENTIFICAÇÃO:

Tema: Confecção De Historinhas Em Quadrinhos Com O

Programa Hagaquê

Turmas: 6ºAno

Período:Setembro a novembro

Responsável: Lusineth Alves de Almeida

Professores de Língua Portuguesa e Artes

Parceiros: Alunos monitores – voluntários

JUSTIFICATIVA

Incluir digitalmente todos os alunos da escola não é tarefa fácil, mas é possível a partir de um trabalho organizado e com objetivos e ações definidas. Vale lembrar que a escola não conta em sua grade curricular com a disciplina de informática. Por isso, faz-se necessário desenvolver um projeto “Inovando e Construindo com as Tecnologias” com os alunos do 6º ano, para que entrem em contato com a máquina, e ao mesmo tempo, desenvolvam algumas habilidades artísticas.

A proposta do projeto é trabalhar integradamente com a disciplina de arte e Língua Portuguesa, onde os alunos terão oportunidade de conhecer um pouco sobre o computador e como manusear a o programa hagaquê, para o desenvolvimento de desenhos e criações de histórias em quadrinhos.

O HagáQuê é um software educativo destinado primariamente a ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Ele é um editor de histórias em quadrinhos que possui um banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos (HQ), como cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. O som é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador.

No final do projeto será feita uma exposição dos trabalhos dos alunos para a comunidade escolar.

METODOLOGIA

Será desenvolvido obedecendo aos seguintes passos:

Em sala de aula os professores de língua portuguesa e artes trabalham com os alunos o conteúdo sobre historinha em quadrinhos.

No laboratório de informática os alunos irão criar as historinhas utilizando o programa hagaquê .

Obs.: As aulas terão duração de acordo com o horário da cada turma.

AVALIAÇÃO

CRONOGRAMA

MÊS

TURMA

PERÍODO

Setembro

6ªA

Horário normal da aula em sala

Outurbro

6ªB

Horário normal da aula em sala






AVALIAÇÃO

A avaliação do trabalhão será realizada a partir do desenvolvimento do trabalho dos alunos. A participação de todos eles e a aprendizagem quanto ao manuseio do computador no que se refere ao PROGAMA HAQUÊ.

Recursos:

Data show, notebook, Xérox, 03 cd´s, 500 folhas de papel sulfite A4, 04 tintas para impressora HP (fotosmart 7260 ): 02 pretas e 02 coloridas

SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIA COM PROJETO- ativ_2A- módulo IV







































quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PESSANDOS SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUICÕES DAS TECNOLOGIAS

Atividade-01 Módulo IV

Uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem é muito importante para a educação em geral, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno certa autonomia, que deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, mas para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal, sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados. Valente, afirma que o professor precisa ter uma outra concepção do processo ensino-aprendizagem, que implica numa mudança de atitude. Ou seja, nosso papel enquanto professor, não como um transmissor de conhecimento, mas como um mediador do processo. Os recursos tecnológicos só facilitam o trabalho do professor, é um meio pelo qual ajuda o professor e aluno

Estes novos recursos que são os computadores e internet e outras tecnologias surgiram não foi à toa, vieram para acelerar a educação que até então estava estagnada, sem muitas perspectivas para a pesquisa, para o desenvolvimento da criatividade. E a partir desta criatividade incentivada pelo professor o aluno irá moldando sua aprendizagem, por que ele será o dono do seu saber, das suas buscas, mas lógico que tudo isso com o auxílio, orientação do professor, que será o seu instigador. Cabe ao professor orientar bem esta prática para que o aluno não se perda por completo, que a use de forma adequada e sábia. As estratégias são muitas, cabe ao professor media-las de forma correta.

domingo, 15 de agosto de 2010

UNIDADE III- ATIVIDADE II











UNIDADE III- ATIVIDADE I


ALUNA: LUSINETH ALVES DE ALMEIDA

PLANO DE AULA

SÉRIE: 8º ano

DADOS DA AULA

O que o aluno aprenderá com esta aula:

· O que é blog

· Produzir um blog

· Aprimorar o domínio do blog enquanto uma ferramenta virtual de comunicação.

Duração das atividades

4 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a presente aula seja desenvolvida de maneira exitosa, é necessário que:

  • a escola possua um laboratório de informática (ou um espaço que possua conexão de internet);
  • os alunos tenham conhecimento básico de navegação na internet.
Estratégias e recursos da aula

Professor, mostrar um blog já criado para a turma.

Criar, um blog com a turma ( cada um criar o seu)

Os blogs deverão se constituir como um espaço de comunicação e debate entre os alunos e professores da turma em questão.

Por isso, depois de criá-lo, é muito importante que os alunos sejam instigados a utilizar e acessar o seu blog.

Também é imprescindível que o professor domine as ferramentas básicas de um blog para que o mesmo possa ser o mediador entre os alunos essa ferramenta virtual.

ATIVIDADE 01

Conhecendo alguns exemplos de blog

A presente atividade deve ser desenvolvida em um laboratório de informática. Caso não seja possível, o professor poderá, em sala de aula, utilizar um computador e um equipamento de data-show para a primeira atividade.

Para essa atividade, não são necessários vários computadores. O professor deverá acessar, juntamente com os alunos, pelo menos 2 blogs diferentes, para que todos compreendam quais são as possibilidades de produção de texto no espaço de um blog (inserir fotos, textos da turma, fóruns de discussões, críticas, links sobre matérias em estudo etc).

Os alunos deverão:

  • ler o conteúdo das mensagens postadas no blog;
  • analisar as possibilidades de publicação em um blog escolar;
  • compreender as possibilidades de interação com o blog (levando-se em conta que o aluno acessou o blog como visitante);
  • acessar os possíveis links disponibilizados pelo blog;

Sugestão de blog:

http://escoladeusamoraes2.blogspot.com

Procure acessar outros blogs para que você, professor, e também os alunos conheçam todas as possibilidades que essa ferramenta propicia. Na guia "Links" do Portal do Professor há indicações de vários outros blogs escolares.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=blog&outrosPaises=false&categoria=214&uf=&x=0&y=0

ATIVIDADE 02

Escolhendo o hospedeiro do blog

Desenvolva essa atividade no laboratório de informática.

O hospedeiro é o site que abrigará o blog a qual o acessará para entrar no blog a ser criado. Por isso, acesse os endereços de serviços de blogs indicados e, juntamente com os alunos, escolha qual deles apresenta:

  • as melhores ferramentas (o que pode ser postado (fotos, textos, áudio);
  • a melhor interface (é possível alterar o visual e as cores da página?);
  • o melhor desempenho (quantas posts são aceitos por dia?).

Há vários sites que oferecem gratuitamente o serviço de blog. Indicaremos alguns para que você escolha o que julgar melhor.

https://www.blogger.com/start (consideramos esse o melhor)

http://blog.uol.com.br/stc/passeio_virtual_1_1.html

Todas as duas indicações são boas. No entanto, elegemos a primeira como a mais funcional das duas.

Assista, juntamente com os alunos, o vídeo disponível no seguinte link:

http://www.youtube.com/watch?v=M8INVf2Uogg&feature=player_embedded#

Trata-se de um vídeo que ensina você a criar um blog no site: https://www.blogger.com/start

Organize os alunos em pequenos grupos e desenvolva uma discussão sobre a atividade, norteada nos seguintes questionamentos.

  • O que é um blog?
  • Para qual finalidade usaremos o blog da turma?
  • Quais funções essa ferramenta de comunicação virtual nos oferece?

Para esse debate serão utilizados como referências os blogs e o vídeo indicados na aula, bem como o possível conhecimento prévio dos alunos acerca do assunto.

ATIVIDADE 03

Criando o blog

Os alunos já conhecem o funcionamento de um blog e já escolheram qual será o site hospedeiro do mesmo.

Para a criação do blog não é necessário que todos acessem um computador. O professor poderá utilizar, em sala de aula, um computador com equipamento de data-show. Com a página da internet reproduzida em uma tela ou em uma parede, professor e alunos criarão o blog da turma a partir das informações abaixo:

passo a passo da criação do blog: (no site: https://www.blogger.com/start)

  • acessar o site do hospedeiro do blog;
  • criar o nome de usuário e senha (todos deverão saber a senha);
  • escolher o nome do usuário - o nome que constará no endereço do blog – por exemplo, bloglegal;
  • criar o nome de tela (sugestão: seu nome);
  • inserir o endereço de email do responsável pelo blog. (Ex: ninaa@provedor.com.br);
  • criar um título para o blog .
  • escolher o modelo visual do blog
  • Os alunos e o professor podem configurar a aparência do blog, para que o mesmo tenha a "cara" da pessoa (cores, estilos, desenhos)

Seu blog já está pronto para receber postagem.

Todos deverão anotar o nome de tela e a senha escolhida para acessar seu blog de outro local (casa, lan house).

Observação:, É importante que o professor instrua todos a não utilizar o blog para fins que não sejam os pretendidos.

ATIVIDADE 04

Inserindo postagens no blog

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

Nessa atividade, os alunos deverão inserir postagens no blog..

sugira que as primeiras postagens respondam, por exemplo, a questões como:

1 - “Qual a função do blog?”

2- "O que eu sugiro para discutirmos no blog?"

Estimule os alunos a inserirem vários posts no blog. Também peça para que eles leiam os posts inseridos pelos colegas. É importante que todas as mensagens sejam lidas por toda a classe.

É relevante que se promova temáticas para serem debatidas no ambiente do blog. Estimule debates em sala de aula e peça que os alunos comentem sobre o tema no blog. Não deixe que eles percam o interesse por esse espaço de comunicação virtual personalizado.

O professor deve, ainda, demonstrar para seus alunos que utilizar o blog é produzir textos. Eles produzirão textos curtos que podem ter características narrativas, expositivas, argumentativas etc.

Recursos Complementares

Professor, assista aos vídeos, se possível, antes de desenvolver as atividades supracitadas.

Vídeos que reforçam a importância do recurso virtual do blog no ambiente escolar:

http://www.youtube.com/watch?v=R6V46ZMhDRE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=THtpVE8kYR8&feature=related

Avaliação

Avaliação dos alunos

O professor deverá observar a participação de todos os alunos para atividade de:

  • navegação pelos blogs indicados;
  • compreensão do funcionamento e das ferramentas de um blog;
  • escolha do hospedeiro;
  • criação do blog;
  • configuração do blog;
  • inserção de posts;
  • leitura dos posts dos colegas;
  • utilização do blog como espaço de comunicação entre os colegas.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

UNIDEDE II - ATIVIDADE IV- PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPETEXTO OU INTERNET

PLANO DE AULA

TURMA: 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Água: Se não economizar hoje, pode faltar amanhã

Objetivo:

Sensibilizar os alunos quanto a importância da água, contribuindo na conscientização da necessidade da preservação desse recurso, e dentro disso, na mudança dos hábitos do seu consumo.

Duração da aula

Aproximadamente 50 minutos.

Recursos utilizados na aula

- Aula interativa;

- uso de vídeo

- Internet

- Materiais como: cola, tesoura, jornais , revistas e folhas de papel pardo.

Desenvolvimento

Um dia antes desta aula, pedir para os alunos trazerem de casa jornais e revistas velhas a fim de serem empregados em uma atividade proposta nestas aulas.

Para iniciar a aula os alunos assistirão um vídeo com a musica planeta água (Guilherme Arantes)

Perguntar aos alunos o que acharam desta letra, e qual a importância da água na vida deles. O intuito desta indagação é incitar a participação deles.

Em seguida, mencionar que fazemos uso da água em tudo em nossas vidas como: Irrigação dos jardins e hortas, para lavar o quintal, tarefas do cotidiano, como na higiene pessoal, na culinária, na irrigação carro, entre outras.
É importante, neste momento, enfatizar a importância da água para a vida humana, sendo que precisamos bebê-la para sobreviver. Além disso, ela é imprescindível para a agricultura etc. Que o intuito da presente aula é abordar a importância da água e da preservação de suas nascentes.

Tendo em vista enriquecer a problematização deste assunto, e visando trabalhar de forma mais descontraída, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos alunos, eles assistirão um vídeo, intitulado “Turma da Mônica- Economizar Água”.

Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:


• Para que devemos economizar água?
• O que podemos fazer para economizar?

Algumas dicas de como economizar água: http://www.pura.poli.usp.br/dicas.htm

ATIVIDADE

Dentro do contexto de descontração para problematizar este tema, os alunos deverão confeccionar uma listagem de dicas de preservação da água para levarem para compartilhar com a família. Para isso, eles receberão jornais, revistas, cola, tesoura e folhas de papel pardo.
Nesta listagem, haverá espaços abertos para que os familiares complementem dando outros exemplos de economia que praticam em suas casa, ou que podem adotar pensando na preservação da água.


Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

UNIDADE II ATIVIDADE I - O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
O hipertexto tem sido uma ferramenta bastante utilizada na era digital, e pode-se dizer que grande parte dos textos informatizados encontrados na Web, utilizam links ou hiperlinks.O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual
Pode ser uma forte ferramenta no processo de ensino e aprendizagem por facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação os aluno clicam no hiperlink e participam de um processo de busca e construção do conhecimento, sendo uma grande novidade que atrai se utilizada de maneira correta pode atrair a atenção dos alunos, facilitando a aprendizagem.

Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Atividade 03








ATIVIDADE 02

No vídeo, o professor Ladislau afirma que a “escola dever ser menos lecionadora e mais organizadora dos conhecimento”. Hoje muita coisa mudou de 2004 pra cá, além dos professores terem acesso aos novos conhecimentos tecnológicos a maioria deles não tem tanta dificuldades em transmiti-los”. Ta certo que ainda existe um certa resistência de alguns professores em manusear algum equipamento tecnológicos, principalmente o computador, mas vejo que sua resistência será por pouco tempo , por que o próprio aluno já exige que ele busque cada vez mais fazer uso destas novas tecnologias. Suporte para aprimorar os conhecimentos tecnológicos os professores tem , por que quase todas as escolas, além das antigas tecnologias ,como o retro projetor , a TV e o vídeo, possuem ainda laboratório de informática com internet, o que falta mesmo é aprimorar o conhecimento de como usá-las . Mas penso que com todo suporte que as NTES vem oferecendo aos professores esse problema pouco a pouco se resolverá.