Unidade- IV Atividade- 3
Nome: Lusineth Alves de Almeida
Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.
Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O computador como mediador da aprendizagem é importante para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem possibilita ao aluno certa autonomia que deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino.
A interação currículo/tecnologia é fundamental para uma aprendizagem do aluno, por que a tecnologia não é só computador e internet, é quase todo recurso que o professor utiliza em seu planejamento, e também a educação atual não permite mais que o professor utilize em suas aulas apenas o quadro, o giz e o livro didático. Os projetos utilizados durante esse módulo são prova real da interação currículo/tecnologia. Foram projetos interdisciplinares, sendo o 1º aproveitando a própria curiosidade do aluno para fonte de pesquisa, que foi o (P. A), e o segundo utilizando um programa chamado Hagaquê, onde o aluno constrói historinhas em quadrinhos no próprio computador, sendo que todos os dois projetos passam primeiro pela sala de aula: o P. A. é realizados em todas as disciplinas, o Hagaquê nas disciplinas de língua portuguesa e artes, sempre finalizando no laboratório de informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário